Tuesday, November 8, 2011

Poesia é risco


7 de novembro – um dos dias mais longos da minha estada na Bélgica. Saí de casa cedo, ainda meio escuro, sentindo muito frio e um pouco de nervosismo pelas provas finais de francês. Perdi o ônibus que geralmente pego (passou na minha frente!) e esperei mais uns 15 minutos pelo próximo. Nunca vi um trânsito como aquele por aqui. Levamos o dobro do tempo pra chegar à Bruxelas. Já estava super atrasada, mas como sabia que seria a última a fazer a prova oral, fiquei mais tranquila. A prova escrita foi boa, e fiquei o tempo todo na sala, escutando os outros fazerem a oral, o que me deixou mais calma na minha vez. O professor só encontrou um erro no meu texto, fiquei muito feliz, e ele disse que estou falando bem, que melhorei bastante.
Maitê não pode almoçar comigo, então fui procurar uma bota – até hoje não achei uma que eu ame e esteja disposta a pagar – porque tinha que ir à faculdade a tarde para fazer a matrícula para o nível 2 e precisava passar o tempo.
Enquanto isso, estava me roendo pra saber se precisava voltar pra casa e trabalhar, porque estava louca pra ir ao evento do Augusto de Campos, com participação da Adriana Calcanhoto e do Arnaldo Antunes!
Saí da faculdade às 16h e o meu host dad me escreveu dizendo que só precisava de mim na manhã seguinte (quase pulei de alegria!). Mas eu tinha 4 horas pra passar em Bruxelas e nenhuma das meninas iria ao show. Estava frio, chuvoso, ventando, quase desanimei. Fiquei com medo de ir embora à noite sozinha. Não consegui descobrir ao certo onde era a entrada, se era preciso comprar ingressos, se estava lotado, etc. Fiquei rondando a prefeitura em busca de informações até que um senhor começou a conversar comigo, falando do marco zero da cidade e não sei mais o quê e se eu queria entrar e ver a prefeitura por dentro. Eu fui, né, por que não? Talvez eu encontraria alguém pra me explicar sobre o evento. Andamos lá dentro, vendo pinturas, reunião do prefeito com outros politicos, a sala de casamentos... até que escuto a voz que mais esperava naquela noite. O Arnaldo estava ensaiando na sala ao lado! Entrei por uns 5 minutinhos, nem acreditei! Perguntei sobre o evento – era de graça, as portas abririam às 20h - e saí feliz da vida. Pra completar minha felicidade e provar a corrente do bem daquela noite, um amigo de Lennik disse que me buscaria, eu o convidei pro show e ele foi!
Foi definitivamente a noite mais encantadora do ano. Me trouxe um sentimento de lar, de família, de conforto e reacendeu minha inspiração. A poesia de Augusto de Campos, os efeitos visuais e sonoros e as vozes de Adriana Calcanhoto e Arnaldo Antunes formaram um espetáculo lindo.
Ter o privilégio de ver um dos meus artistas favoritos e ouvir sua voz profunda, imperturbável e única me arrepiou e emocionou. E pra completar o presente, ele foi super simpático quando o cumprimentei – meio boba – e pedi para tirar uma foto!



2 comments:

Maite said...

Que lindo, Ana! QUe bom que vc curtiu! Pena que não pude ir! Temos que nos encontrar pra vc me contar todos os detalhes! hehehe
Bjs

Renata Fonseca said...

Ana, que felicidade!!!
Imagino que deve ser uma experiência incrível morar no exterior, mas como deve ser duro morar longe de casa por tanto tempo!
No entanto, adorei o post de hoje e fico muito feliz por você ter realizado um outro sonho. Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhoto juntos devem ser demais! =)