Wednesday, January 5, 2011

As línguas e seus "erres"

  
     Começou com o inglês. Descobri que poderia me comunicar com pessoas em todo o mundo. Aprendi a ler, escrever, ouvir e falar a língua dos gringos e de quebra entrei no mundo deles. Cinema, literatura, música- me apaixonei. Viajei e mergulhei em inglês 24/7. 
     Mas não me dei por satisfeita. Quis aprender espanhol, pois sendo brasileira, vivo numa ilha rodeada por um mar de hermanos. HeRmanos. Que diacho! Me deparei com um "erre" que faz minha língua tremer além do que a coitada está preparada. 
     Minha língua é mineira, uai! Ela despreza os "erres". A letra final de amor, mar, e também em porta, verde, não é mais que um sussurro. É tortura pedir que pronuncie reloj, rojo, perro. PeRRo (!!!)
     Como se não bastasse, escolhi uma tortura ainda maior: falar francês. Ha ha ha. Não sei nem descrever como o "erre" francês é articulado, mas com todo respeito e por falta de comparação melhor, soa como... limpar a garganta, digamos assim.
     Até o "erre" do inglês anda me deixando insegura. É só dizer New JeRsey e me sinto uma caipira.
  Pensando tanto sobre "erres", percebi que é assim que se aprende: errando! Errando e tentando novamente, até que a língua se desdobre e me leve a novos mundos.

Monday, January 3, 2011

O que estou lendo

"A verdade é que depois que se conhece Sira Quiroga, a encantadora costureira que protagoniza esta aventura, é impossível esquecê-la. O cuidado de María Dueñas com as palavras faz o leitor ouvir a respiração daquela frágil e pobre trabalhadora que um dia se apaixona loucamente, parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Até que se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos."
http://www.editoraplaneta.com.br/descripcion_libro/6413

Leitura irresistível que mistura romance, traição, guerra, sofrimento e superação. Ainda estou na metade e mal posso esperar para saber o que acontece a Sira. Obrigada, Sofia, pelo ótimo presente de amigo oculto :)