Monday, April 22, 2013

Guest Post: Coisas da Fran


           Eu AMO viajar e ouvir histórias de viagem! Hoje minha special guest é a Fran, que passou um tempo no Canadá no final de 2011 e  compartilha conosco as impressões marcantes de lá:  


  • A mistura do novo e do velho. -Como em toda metrópole o antigo e o moderno convivem lado a lado, dando um charme gracioso a essa cidade que já é pra lá de encantadora! De um lado uma construção antiga e logo mais, um arranha-céu todo espelhado!
  • A cidade é sempre muito limpa, organizada e arborizada. -Realmente um exemplo a ser seguido por nós! Vários parques, praças e espaços públicos lindos e LIMPOS!
  • A cidade é muito segura! -O Canadá tem uma das médias mais altas em qualidade de vida, e isso inclui a segurança, é claro! Sempre andamos nas ruas a noite e algumas vezes início da madrugada sozinhas, e sempre foi muito tranquilo(apesar de sempre ter aquele pé atrás que brasileiro tem!hahaha)!
  • A diversidade étnica e cultural é gritante! -Em todo lugar que você vai tem uma "salada de frutas" de gente, um asiático, um muçulmano, árabes, um indiano, um latino, um europeu, todos os tipos de feições, roupas, estilos e idiomas! Uma grande bagunça organizada! E apesar deles não se misturarem muito, eles se respeitam e se toleram.
  • A grande maioria das pessoas usa transporte público. -O metrô, ônibus e streetcars funcionam interligados, e tem passes diários, semanais e mensais que te dá livre acesso ao TTC (Toronto Transit Commission) quantas vezes você quiser no dia! Isso é tão prático! rs! (Que saudade de ir pra todo lugar de metrô!!)
  • Se você ainda não comprou seu passe(Mensal- todo dia 1º, ou semanal- toda segunda), e precisa andar de ônibus, você coloca o dinheiro em uma caixinha, não tem trocador, e eles confiam que você está sendo honesto com o valor que está colocando!
  • Os pedestres só atravessam as ruas na faixa de pedestre, E com o sinal de pedestre aberto!! -Se você atravessar no meio do quarteirão e um guardinha te ver, leva multa!! hahaha! Mas é claro que os brazucas sempre dão um "jeitinho" e olham pra ver se tem guarda e correm pelo meio do quarteirão mesmo! kkkkkk
  • As pessoas lêem muito e em qualquer lugar! -Isso foi uma das coisas que mais me chamou a atenção e achei muito, muito amor! rs! Qualquer idade, em qualquer lugar(restaurantes, ônibus, metrô, shopping, na rua), seja livro, kindle, Ipad, sempre tem MUITA gente lendo! Esse é um exemplo a ser seguido e que fiquei babando!
  • Eles respeitam as filas. -Não tem essa de guardar lugar, tentar passar na frente e esses "jeitinhos brasileiros", ou você está na fila preferencial, ou então espera como todo mundo! E tenta cortar a fila pra você ver, eles olham com cara feia e falam na sua cara pra voltar pro fim da fila!
  • A escada rolante tem ordem de fluxo também, quem fica parado, fica do lado direito e deixa a esquerda livre pra quem está com mais pressa que você!
  • Eles são educados, mas não gostam muito de contato físico. -Se alguém esbarra em você, eles pedem Sorry, e se você esbarrar neles, eles esperam que você seja "polite" e peça também!
  • Bebida alcoólica é quase um problema! -Ou você vai em um bar, restaurante ou o que quer que seja, e bebe lá, ou vai em uma LCBO, coloca em uma sacola ou saco de papel e leva pra onde você vai. Não tem essa de beber na rua, ou comprar em qualquer buteco, bebida alcoólica só nas lojas autorizadas e beber na rua dá multa! Parece absurdo, mas funciona!
  • Eles são saudáveis. -Ao contrário dos "primos" americanos, os canadenses são muito preocupados com a saúde! Eles evitam sal e açúcar, pois eles são "killers"! Você vê muito mais Subways e restaurantes de comidas "de verdade" do que fast foods, como Mc Donalds e Burguer King. Nas praças de alimentação isso fica mais claro ainda, existe todo tipo de comida, de todo lugar do mundo, mas os fast foods sempre ficam meio escondidos! É bom pra saúde, mas vamos combinar que todo dia provar uma comida diferente é um pouco estranho também, afinal, nada como uma comidinha brasileira! Sem exageros, é a melhor do mundo! :)
Bem, esses são os pontos que mais me marcaram e achei interessante compartilhar, não pra dizer que são melhores ou piores, mas pra mostrar como cada lugar tem sua cultura e costumes peculiares, e que isso é na verdade, muito enriquecedor! Não existe lugar perfeito, e essa não é a minha intenção, até porque passei alguns perrengues por lá também, mas isso já é assunto pra outros posts! ;)
Espero que gostem!

Fran foi minha colega no curso de Letras/Inglês, também adora viajar, aprender línguas e escreve no blog Coisas da Fran. Passa lá!

#comentemais 

7 comments:

Ana Elisa Miranda said...

Fran, muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Viajar é uma das melhores coisas da vida, deu vontade de conhecer o Canadá!

Fran Oliveira said...

Ana! O prazer foi meu!!
Adoro compartilhar sobre minhas viagens e idéias!!
E o Canadá vale a pena cada dia que passar lá! Garanto!
;)

Fran Oliveira said...

Ana! O prazer foi meu, relembrar o Canadá é sempre um prazer!
E garanto que a visita valerá a pena cada dia que passar lá!!

Renata said...

Oi, Ana!
Que interessante!

Adorei saber um pouquinho sobre a cultura canadense atraves da sua amiga Fran.
Algumas coisas como bebidas, a mistura do velho e do novo nas grandes metropoles e sobre a cidade ser limpa, e muito similar aos EUA.
Me identifiquei um pouco e fique muito mais curiosa para conhecer o Canada.

Renata

Ana Elisa Miranda said...

Renata, o post da Fran também me lembrou muito os EUA e acho que por ser bilíngue me lembraria um pouco da Bélgica tb.

Bibi said...

Adorei o post! Deu até parece vontade de ir para o Canadá Fran! :)

Luiza said...

Gente, adorei! Canadá é um sonho que eu ainda vou realizar! hahaha o que mais me atrai, e que a Fran falou no post, é a questão da diversidade cultural! Acho o máximo tanta gente diferente convivendo assim!

Agora, essa da escada rolante... essa me chocou, viu! hahaha muito legal o seu relato, adorei mesmo! ^^